Seleção de programas alternativos para você não ficar preso ao Windows

Ao instalar o Windows, alguns programas básicos, como o Paint, WordPad, Windows Media Player, etc., também são instalados, pois fazem parte do pacote básico de aplicativo do sistema.

Apesar de serem fáceis de utilizar e rápidas, estas ferramentas possuem funcionalidades limitadas, muito diferente de alguns programas encontrados no mercado.

Algumas alternativas estão abaixo:


Paint

The GimpThe Gimp

Um dos mais famosos e completos editores de imagens, The Gimp possui milhares de recursos, entre filtros e efeitos, além de scripts que permitem aumentar os efeitos, dando mais liberdade ao usuário. Para aqueles que procuram um editor completo, The Gimp é uma boa pedida.


Gravador de som

Audacity

AudacityAlém de gravador, Audacity também é um ótimo editor de áudio, considerado, dentre os gratuitos, um dos melhores. Possui diversos recursos e efeitos que podem ser aplicados a qualquer arquivo de áudio, mantendo sempre a qualidade das gravações.


Calculadora

Microsoft Calculator Plus

Microsoft Calculator PlusCriada pela própria Microsoft, esta calculadora possui um visual um pouco mais arrojado e elegante. Possui os três modelos: Padrão (Standard), Científica (Scientific) e para Conversões (Conversion). Atualiza constantemente valores monetários e taxas de câmbio do Banco Central da Europa nas conversões.


Internet Explorer

Mozilla Firefox

Mozilla FirefoxConcorrente direto do navegador da Microsoft, o Firefox é um dos aplicativos de maior sucesso. Sua popularidade dá-se principalmente pela segurança e pela possibilidade de navegação em abas, o que, na época de seu lançamento, era exclusividade. Os add-on também ajudaram a tornar este um dos navegadores mais queridos e utilizados pelos usuários.


WordPad

Atlantis Nova

Atlantis NovaProcessador de texto completo e portátil, que conta com todas as ferramentas necessárias para criar, editar e imprimir documentos. Embora com visual leve e limitado, possui as principais ferramentas contidas no famoso Microsoft Office, entre elas nserção de imagens e arquivos, numeração de páginas e muito mais.


MovieMaker

VirtualDub

VirtualDubEste aplicativo é muito simples de usar e tem uma velocidade estonteante. Com ele você pode cortar, redimensionar, rotacionar, inverter, converter para preto e branco, ajustar contraste, brilho, saturação, etc. em seus vídeos. Além disso, existem plug-ins que permite adicionar mais efeitos e configurações.


Windows Explorer

Xplorer2 Lite

Xplorer2 LiteEste aplicativo executa as mesmas tarefas do Windows Explorer, mas possui também algumas tarefas extras. Ele permite a navegação pelos arquivos através de seus detalhes, pré-visualização, execução de aplicativos associados e edição de seus conteúdos; criação de grupos de arquivos e muitas outras funções. Além disso, você pode também procurar por arquivos duplicados, comparar e sincronizar pastas.


Lente de aumento

ZoomIt

ZoomItEste é, na verdade, um conjunto com três aplicativos. Além de aumentar qualquer área de seu computador, utilizando a ferramenta de lupa, é possível também fazer marcações na tela com a ferramenta de desenho. Para os engraçadinhos, a terceira ferramenta trata-se de uma “bomba-relógio”, que serve apenas para assustar seus amigos.


Desfragmentador de Disco

Auslogics Disk Defrag

Auslogics Disk DefragExcelente programa para você manter a ordem em seu computador. Assim como o desfragmentador de disco padrão do Windows, o Auslogics não possui muitas opções de configuração, mas é muito eficiente em sua tarefa principal, organizar o disco através da desfragmentação. Simplicidade e eficiência resumem este aplicativo.


Windows Messenger

aMSN

aMSNPara quem não dispensa uma boa conversa na Internet, mas não gosta do visual ultrapassado do Windows Messenger (padrão do Windows), o aMSN é uma ótima alternativa. O aplicativo possui, além de todas as ferramentas padrões, a opção de abrir em uma mesma janela várias conversas, utilizando o sistema de abas. Além disso, a interface é bem mais agradável.


Windows Media Player

Winamp

AIMP ClassicA melhor alternativa para os usuários que têm problemas com o player de áudio do Windows é este poderoso aplicativo, o Winamp. O programa reproduz os arquivos com qualidade de som respeitável, seu sistema de busca é muito eficiente, além de possuir diversos plug-ins e skins para você personalizar e deixar o programa com a sua cara.


Catálogo de endereços

ART EasyNoter Lite

ART EasyNoter LiteAlém de ser um excelente catálogo de endereços, este aplicativo possui agenda, álbum de foto, diário, espaço para pequenas notas e agendador de tarefas. Sua interface é muito amigável e simples, e o software é extremamente funcional.



Outlook Express

Mozilla Thunderbird

Mozilla ThunderbirdDos mesmo criadores do Firefox, o Mozilla Thunderbird é uma ótima opção para os utilizadores de programas do gênero. Possuidor de um visual bastante simples, o aplicativo é também dono de avançados recursos para quem deseja enviar e receber e-mails diretamente de seu desktop. Além disso, possui a opção de marcadores de e-mail, ferramenta até então encontrada apenas no Gmail.


Bloco de Notas

TED Notepad

TED NotepadExtremamente leve e funcional, TED Notepad possui duas ferramentas raras de se encontrar em outros editores de texto. A primeira delas é o Case Inversion, muito útil quando a tecla Caps Lock do teclado é ativada sem que o usuário note. A segunda ferramenta permite realizar testes diretamente no Internet Explorer, muito útil para os programadores HTML.