Gmail drive( disco virtual)

Gmail Space: nova forma de ter um disco virtual a partir de uma conta Gmail

Essa é para quem usa o Firefox, seja no Windows ou Linux: Uma extensão para Firefox 1.5 ou posterior permite acessar o espaço da conta do gmail para usá-lo como um drive remoto, semelhante como ocorre com o Gmail Drive. Trata-se do Gmail Space, criado por Rahul Jonna. A extensão visualiza o espaço do Gmail como um host FTP, permitindo você efetuar downloads e uploads. Funciona muito bem, nos testes que eu fiz mostrou ser bastante prático. Para adicionar essa funcionalidade ao seu navegador firefox baixe a extensão de apenas 68Kb na página https://addons.mozilla.org/firefox/1593/.

Use seu email do Gmail como um drive virtual

Com a onda de e-mails tamanho GG as pessoas começaram a buscar novas utilidades para aquele espaço todo disponibilizado. Com certeza o Google imaginou que conseguiria manter uma média considerável de uso moderado, porque o espaço grande é mais uma ferramenta de promoção do que uma real necessidade para o cliente google. Além de poder vasculhar a vida do usuário com seus bots de indexação, em busca de padrões de consumo e de perfil de clientes, o google sabia que sua rede de armazenamento ao redor do mundo iria aumentar numa escala geométrica nos primeiros momentos, mas mesmo assim havia a certeza que a média de utilização dos emails inicialmente não seria capaz de levá-los ao limite do espaço oferecido, dando um fôlego para o google ir se adaptando, expandindo sua rede de hosting. O que ocorreu, entretanto, foi outra coisa: dentro de um tempo record, a empresa foi obrigada a investir muito alto para manter a qualidade do serviço ao oferecer 1GB inicial para cada conta de gmail, chegando a terceirizar os serviços de grandes datacenters mundiais. Hoje, devido essa alavancagem gerada pelo gmail e outros projetos de gerenciamento de dados, o google tornou-se a maior empresa do mundo em poder de processamento e armazenamento da internet.
Mas não foram os simples emails recebidos nas caixas que ajudaram a lotar em curto tempo os espaços oferecidos pelo google: os experts que estudaram o funcionamento do mecanismo do gmail descobriram formas de criar extensões do serviço, adicionando novas funcionalidades extras para o gmail. Uma dessas extensões é o Gmail Drive, que considero um dos principais responsáveis pelo boom do aumento de espaço usado nas contas do gmail, que hoje oferece mais de 2 GB de espaço total por conta.

Um programa europeu é o responsável por isso: o site http://www.viksoe.dk/gmail/ disponibilizou o GMAIL Drive gratuitamente, como ferramenta experimental, que transforma a conta do gmail num sistema de arquivos virtual. Os usuários do windows podem, dessa forma, ter um drive a mais dentro do explorer e usá-lo como uma unidade local, copiando, movendo, arrastando arquivos. Cada arquivo que cai no drive virtual do gmail aparece dentro da conta como um email contendo um anexo, ou seja, o arquivo.

A instalação do programa é simples. Você pode baixá-lo também aqui, no site da AGCORP (Link Direto). Ao abrir ele mostra uma caixa para logar no gmail (se não conseguir logar assim, tente abrir manualmente sua conta do gmail pelo site). Logo após aparece o drive virtual no explorer. A partir daí é só usar ;).

0 comentários:

Postar um comentário