Mouse curiosidade

Mouse: Curiosidades

:: Introdução ::

Quase todo computador já vem com um mouse da loja. De fato, o mouse se tornou obrigatório na computação moderna. Aqui você encontrará a história e a tecnologia dos mouses atuais, como escolher um bom mouse para seu tipo de trabalho e ver os tipos de mouses alternativos.

:: História do Mouse ::

O mouse que conhecemos hoje foi criado por Douglas Englebart no Instituto de Pesquisa Stanford em meados de 1964. Englebart foi responsável por inúmeros conceitos na computação, como o hypertext e o sistema “windowing” (que vem do Windows). O primeiro mouse do mundo era feito de madeira e era muito popular entre os grupos de pesquisadores isto porque era fácil manuseio e mais preciso do que os trackballs e joysticks que já haviam sido feitos. As canetas óticas e as mesas digitalizadoras sempre foram grandes competidores do mouse, mas nunca ganharam porque o mouse é mais popular e mais fácil de se utilizar.

 

clip_image001
O Primeiro Mouse do Mundo

clip_image002

 

Em meados de 1979, Steve Jobs fez uma visita ao Centro de pesquisa Palo Alto da Xerox e viu muito dos equipamentos experimentais sendo testados, que eram criados nesse centro, incluindo muitos mouses. Por isso não existiu coincidência quando o primeiro computador popular fabricado em 1984 por Steve Jobs o Apple Macintosh já vinha com um mouse. Foi então que o mouse começou a se tornar popular. De fato, a Microsoft lançou o primeiro mouse em 1983, mas apenas após o lançamento do Windows o mause começou a ser usado em PC's.

:: Funcionamento do Mouse ::

O mouse mecânico:. funciona mediante o rastreamento de uma bolinha que gira dentro do mouse, conforme ele é aarastado. Se você olhar dentro do mouse poderá ver algo muito parecido com um diagrama dentro. A bolinha do mouse entra em contato com dois rolos, cada um se move para uma direção diferente. Quando o mouse se move sobre algo como um mousepad, ele manda as informações coletadas via sua porta serial para o sistema operacional, e com isso ele move a seta através da tela.
A simplicidade desse mecanismo de bolinha está em decadência. Os mouses óticos vieram para enterrar o mouse mecânico, que era muito sensível a sujeira, qualidade da superfície de uso, etc. Quantas vezes você ja nao teve de desmontar seu mouse mecânico e limpá-lo?
O mouse ótico usa uma luz de baixa intensidade (geralmente um LED vermelho) que fica sempre ativada, iluminando a superficie de arraste. Qualquer movimento mínimo é detetado pelo sensor que é enviado pela porta serial ou USB para computador.

clip_image003

:: Escolhendo um Mouse ::

Se você usa muito o computador no seu dia-a-dia, é provável que não demore para jogar seus mouses na lata do lixo. Os mouses que vem junto com computadores quando adquiridos, são em sua maioria muito ruins e em pouco tempo já estão indo para lata do lixo. Mesmo limpando com cuidado e tratando o mouse como um filho acontece o inevitável, o “falecimento” do mouse. Aqui você poderá ver como comprar um mouse.

Um fio comprido

Não compre um mouse com um fio curto. Os maioria dos fabricantes de mouse usam a medida de 2 metros, mas algumas marcas ruins vem com um fio curto e ruim de se usar.

Resolução

Resolução em um mouse é o pequeno movimento que mouse consegue distinguir, geralmente de um ponto por polegada. Conseqüentemente, um mouse de 300 dpi consegue detectar movimentos de 1/300th de uma polegada, enquanto o mouse de 525dpi consegue detectar movimentos de 1/525th de uma polegada. A maioria dos mouses modernos detectam de 350dpi e 600dpi, então quanto maior os dpi melhor vai ser a performance do mouse.

Número de botões

A maioria dos mouses para PCs tem dois botões, que são necessários para usar com o Windows, enquanto os mouses para Mac tem apenas um botão. Alguns mouses para PCs tem um terceiro botão entre os dois, ou além do terceiro temos mouses com uma “roda” que facilita a navegação nos softwares. Existem também alguns mouses com vários botões onde podemos gravar macros (Ex: Fazer um dos botões funcionar como control C(Cortar)e outro botão como control V(Colar)).

Interface

A interface seria que tipo de entrada o mouse tem, exemplo do USB, se você comprar um mouse USB e sua máquina apenas tiver entradas SERIAIS então você terá que comprar uma placa para entradas USB ou então trocar o mouse, esse é um cuidado principal para comprar um mouse novo.

Tamanho

Assim como com as roupas, você precisa comprar um mouse para o seu seu tamanho. Não escolha mouses que façam você esticar os seus dedos demais, o resultado de usar um mouse desse tipo por muito tempo causar tendinite. Escolha sempre mouses que encaixam na sua mão.

O Mouse Pad

A qualidade de um mouse pad pode mudar drasticamente o funcionamento do mesmo, isto porque alguns mouse pads contribuiem para a sujeira dentro dos mouses mecânicos assim prejudicando a performance do mouse. Um bom mouse pad é aquele que é fácil de se limpar e que deixe a bolinha do mouse andar facilmente sem travamentos.

:: Mouses Alternativos ::

Como os computadores estão difundidos em diversas áreas de trabalho, vários novos componentes são criados para ajudar em alguns trabalhos, aqui vai alguns deles:

clip_image004

 

Mesas digitalizadoras

As mesas digitalizadoras são mais usadas na área de desenho em geral, desde arquitetos até publicitários. Ela funciona como um “papel”, existe um dispositivo que é igual um pequeno caderno onde existe uma caneta que pode escrever sobre esse dispositivo e tudo que acontece na mesa vai para o programa que o computador está usando.

clip_image005

 

Touchpads
Originalmente projetados para laptops, para os desktops são fabricados na maioria das vezes junto com o teclado como no laptops. O seu funcionamento depende apenas de um toque de dedo na sua superfície que quando arrasta-se o dedo a seta do Windows se move. O nome vem de TOUCH que em inglês quer dizer TOCAR por isso o nome.

clip_image006

 

Trackballs
O trackball foi inventado antes do mouse. Quando Douglas Englebart (Criador do mouse) pensou no mouse original, ele imaginou um o trackball de cabeça pra baixo. O TrackBall é bem mais difícil de se usar, e é muito usado por pessoas que precisam usar o computador mas estão com tendinite.

Emule tutorial basic

clip_image002

O que é eMule?
eMule (Mula Eletrônica) é um programa de troca de arquivos que é baseado na Rede P2P
eDonkey2000, mas oferecendo mais recursos do que o cliente padrão (eDonkey) porque é um programa que código fonte aberto (open source), facilitando assim que programadores do mundo inteiro possam fazer novas implementações e modificações visando à melhoria do programa à cada nova versão.

Como funciona o eMule?
O eMule funciona à partir de conexões à servidores existentes no mundo inteiro, feitos por usuários do eMule com um programa específico para isto. Outra vantagem é que no eMule o arquivo tem um código hash (uma espécie de RG de um arquivo, baseado no seu tamanho e ) e com isso o eMule consegue distinguir separadamente cada arquivo e criar um link próprio para cada arquivo para ser indexado em fóruns e sites indexadores (como o:
www.pootz.org e www.sharereactor.com), e com isso facilitar a localização de um lançamento e a eliminação de arquivos falsos (fake) na rede.

O que necessito para começar?
Primeiramente baixe aqui seu eMule:
http://emule.sourceforge.net/
Você irá encontrar 3 tipos de arquivos para baixar: Installer, Binary e Sources que significam o seguinte:
Installer (Instalador): Este arquivo instala o eMule por uma rotina interativa de um aplicativo de Instalação; (Recomendado)
Binary (Binários): Este arquivo contem somente os arquivos do eMule compactados para você instalar em uma pasta que desejar;
Sourcers (Código fonte): Este arquivo contem somente os códigos fonte para que programadores possam fazer alterações ou implementações ao eMule.

Após ter baixado, instale-o (para versão installer) ou descompacte-o (para versão binary) para iniciarmos o reconhecimento das funções e as configurações deste incrivel programa.
Após instalação, clique no icone do eMule
para abri-lo , e se você tiver um programa de proteção contra invasão de sua maquina (Firewall) libere totalmente o eMule para ter acesso total à Internet (Consulte o manual do software para fazer isto).
Para quem utiliza o Windows XP (que possui e já vem ativado com um Firewall próprio), recomendo verificar os procedimentos do site de Ajuda da Microsoft:

BR308127 - Como Abrir Portas Manualmente no Firewall da Conexão de Internet no Windows XP.
BR283673
- Ativar o recurso Firewall de conexão com a Internet no Windows XP (Efetuar desativação)
Q283673 -
How to Enable or Disable Internet Connection Firewall in Windows XP (Em inglês)

Eu posso pré-visualizar filmes ou arquivos enquanto ele termina?
Sim, na figura anterior, temos a Opção "Pré-visualizar". Clicando nela (Quando habilitada, se não estiver habilitada quer dizer que não há como visualizar ainda, pois é necessário ter as partes inicio e o fim do arquivo) onde se criará um arquivo temporário na pasta Temp do eMule, e abrirá o vídeo no Player escolhido em Preferências ou o Player Padrão.
Formatos suportados até o momento:
- *.avi
- *.mpg
- *.mpeg
- *.divx
- *.xvid
- *.zip
- *.rar
- *.ace

Obs: É necessário ter o codec instalado (no caso de vídeo) ou ter o programa que abre a extensão instalado (no caso de arquivo) referente ao arquivo que você está baixando.

O que significa as cores das barras do arquivo que eu estou baixando?
Barra de progresso de Download
Barra 3D

Barra Plana
Cores da barras:
PRETA: Indica as partes do arquivo você já tem;
VERMELHO: Indica as partes do arquivo que faltam baixar mas que não está disponível no servidor;
AZUL CLARO: Representam a disponibilidade da parte do arquivo no servidor que falta baixar;
AZUL ESCURO: São as partes que possuem uma maior disponibilidade no servidor;
VERDE: Barra que exibe o progresso total baixado do arquivo.
AMARELO: A linha amarela exibe as partes que você já baixou, mas ainda não foi verificado pelo I.C.H. (Intelligent Corruption Handling)

Se você expande a barra do arquivo, você vê suas fontes com a barra correspondente.
clip_image007Barra 3D

clip_image008Barra Plana
Cores da barras:
PRETA: Exibe partes do arquivo que ainda estão faltando;
CINZA: Exibe partes do arquivo que o usuário não possui;
VERDE: Exibe partes do arquivo que você já tem.

O que significa aqueles números que aparecem no eMule no formato "XXX"/"XXX" ("X")?

clip_image009

Existem varios arquivos na pasta do eMule. Para que eles servem?
Descrição dos arquivos que são encontrados na pasta do eMule:
addresses.dat: Lista os endereços para atualização do server.met;
gui.dat: Armazena informações sobre o posicionamento dos elementos da interface do eMule;
ipfilter.dat: Armazena os IPs que serão filtrados e com isso não haver transferência entre eles com seu eMule;
onlinesig.dat: Arquivo utilizado para dar informações ao programa OnlineSig. este programa mostra uma imagem em fóruns com estatísticas sobre o seu eMule em tempo real;
partperm.dat: Armazena permissões às partes;
preferences.dat: Armazena as configurações do user hash;
shareddir.dat: Armazena a lista de pastas compartilhadas no eMule;
staticservers.dat: Contêm a lista dos servidores estáticos (aqueles que você determina que fiquem fixos);
tempdir.dat: Armazena a lista de pastas usadas para arquivos temporários;
traffic.dat: Armazena informações utilizados pelas Estatísticas e tráfico de partes;
userhash.dat: Copia de segurança dos dados de user hash contidos em preferences.dat;
webservices.dat: Arquivo de configurações do Serviços de Web;
preferences.ini: Armazena configurações Gerais do eMule;
emule.log: Arquivo onde se armazena o log (registro de sucessos) do eMule se temos marcada esta opção em "Preferências/Geral";
clients.met: Armazena os créditos das pessoas que estão descarregando os dados de você, é um complemento do arquivo preferences.dat (é uma cópia do userhash.dat);
emfriends.met: Armazena os amigos adicionados à lista de Amigos do eMule;
known.met: É o hash dos arquivos que você está baixando;
server.met: Armazena todos os servidores que você tem em sua lista;
emule.tmpl: Arquivo html necessário para o bom funcionamento do Servidor Web;
emule.chm: Arquivo que Ajuda Oficial do eMule, você pode baixá-lo na pagina oficial do eMule:
http://www.emule-project.net ;
fileinfo.ini: Armazena as informações dos comentários que foram inseridas por você nos seus arquivos.
Descrição dos arquivos que são encontrados na pasta "temp" (Arquivos temporários que estão sendo baixados) do eMule:
Exemplo para um arquivo "001", temos:
001.part: É o arquivos que está sendo baixado e contem á ele associados:
001.part.met: Armazena informações das partes que estão sendo baixadas ou não, o nome completo referente ao arquivo dentro do eMule, etc;
001.part.met.stsrc: Armazena as fontes que foram encontradas para recarrega-las em uma nova utilização do eMule, isto evita que o eMule voltes a buscá-las;
001.part.met.src: Armazena as fontes que foram encontradas em uma outra sessão do eMule, isto evita que o eMule volte a buscá-las;
001.part.met.prio: Armazena as prioridades do arquivo que está sendo baixado e que você definiu;
001.part.met.bak: Copia de Segurança do arquivo 0001.part.met,que foi descrito acima;
001.part.stats: Armazena as estatísticas de envio para as barras de tráfico de partes, arquivo por arquivo;
001.part.met.dir: Armazena a pasta onde o arquivo será movido e salvo, assim que for completo.

E se eu quiser lançar um arquivo na Rede eMule? Como devo proceder para ter o link ed2k do meu arquivo?
É bem simples fazer isto, coloque o arquivo na sua pasta de arquivos Completos (Icoming) conforme foi escolhida em "Preferências" na "Guia Diretórios", depois na tela principal do eMule clique no Botão "Arquivos" e no final da tela clique no Botão "Recarregar". Logo após alguns instantes (dependendo do arquivo pode memorar um pouco) aparecerá na listagem o Nome do Arquivo que você está para lançar ou deseja pegar facilmente o o Link ed2k. Feito isso clique com o botão direito do mouse sobre o Nome do Arquivo e você verá a tela a seguir:

clip_image010

Nesta tela você poderá escolher uma destas duas opções que são:
Copiar link do ED2K para a área de transferência: Está opção copia o link ed2k para você depois "colar" onde quiser para divulgar o link que será somente válido para o arquivo que você pretende lançar na Rede e onde você divulgar, as pessoas irão encontrar no servidor que você estiver para baixá-lo.
Copiar link do ED2K para a área de transferência (HTML): Esta opção tem a mesma função da primeira citada, mas ela aciona comando de HTML no link para facilitar postagem do link em Fóruns, por exemplo.
Copiar link do ED2K para a área de transferência (fonte): Esta opção tem a mesma função das anteriores, mas ela adiciona no link o servidor onde você está. Não recomendo utilizá-la pois você pode mudar de servidor e o link perder o efeito com relação a localização.

Para que Serve e como funciona o sistema de créditos do eMule?
Este sistema é valido para todos os clientes, não somente clientes do emule.
Todo cliente que conecta em você para qualquer razão é designado por ele um userhash (se sua ID estiver alta ou não).
Se este cliente permite você baixar ou enviar arquivos, e é salvo o valor transferido em bytes do arquivo no clients.met.
Usualmente quando um cliente pergunta por um arquivo esses dois valores são utilizados para calcular um modificador, que afeta diretamente na sua avaliação e a avaliação afeta no seu lugar na fila.
O que é aquele QR que aparece quando eu expando a barra de progresso?
São referentes à usuários do eMule, e indica um QR:[x].
QR representa a posição que você está na fila deste usuário para baixar o arquivo.
O que significa ID BAIXO e como resolvo?
Um ID ALTO significa que a porta escolhida nas preferências - > conexões (padrão 4662) está aberta e livremente acessível.
Um ID BAIXO significa que esta porta esta bloqueada ou não pode ser alcançada. Isto pode ser causado pelo provedor, por routers ou por usuários de proxy.
Um ID BAIXO é um valor menor que 16777216.
Ter um ID baixo não significa que não haverá upload ou download, mas terá diversas desvantagens como: baixa quantidade de fontes encontradas, limites de usuários em servidores com ID BAIXO, 2 clientes com ID BAIXO não podem se conectar, perda de conexões com usuários, etc.
Se você tiver usando um Firewall (programa usado para bloquear invasões), você poderá ter um ID BAIXO (Low ID)
Neste caso uma mudança de porta ou liberação pelo seu programa Firewall poderá resolver.
Faça um teste se sua porta não está bloqueada e se terá um ID ALTO, será mostrado seu IP e você pode colocar um porta para ser testada: http://www.thedonkeynetwork.com/connection_test
Se assim mesmo continuar com ID BAIXO, veja este documento do site do eDonkey:
http://www.edonkey2000.com/documentation/lowid.html

Barra superior principal do eMule
Para auxiliar no entendimento do Tutorial, na figura abaixo você vê os botões superiores principais do eMule:

clip_image011

Como configuro meu eMule?
É bem simples, siga as explicações de algumas funções clicando em Preferências:
Na Guia Geral:

clip_image013

APELIDO: Coloque aqui seu Nickname (Apelido). Sugestão padronizada no Pootz!: Seu Apelido [www.pootz.org];
IDIOMA: Escolha o Idioma preferido (Português é claro) Traduzido por mim (Darth Maul) e por Brasco;
ATIVAR ASSINATURA-ONLINE: Ativa recurso que permite que você crie um arquivo chamado onlinesig.dat, que é usado pelo programa ONLINESIGNATURE para exibir uma imagem no fórum que mostra o servidor que você está;
Links ED2K : Clicando neste botão, você deixará como padrão o eMule para quando clicar em um link do eDonkey (ed2k), o arquivo ser adicionado automaticamente no eMule. (RECOMENDADO)
Na Guia Conexão:

clip_image014

Botão ASSISTENTE: Se você tem duvidas quando a sua conexão, utilize este assistente que ira ajudar bastante.
Vou utilizar para exemplificar uma conexão de (256DOWN/128UP);
CAPACIDADES: Procure saber primeiramente a velocidade do seu Provedor ou entre em contrato com ele para saber. Os valores para a velocidade são dados geralmente em por kilo bits por o segundo [ kb/s ], mas deverá saber os valores para inserir no eMule em kilo Bytes por o segundo [ kB/s ].
Para converter os valores de kilo bits para kilo bytes, divida simplesmente o valor por 8.
Exemplo:
Máximo de Download: kB/s de 256kb/s ÷ 8 = 32
Máximo de Upload: kB/s de 128kb/s ÷ 8 = 16
DOWNLOAD: Coloque o valor em kB/s de capacidade de sua conexão. Ex. 32
UPLOAD: Coloque o valor em kB/s de capacidade de sua conexão. Ex. 16
LIMITES:
DOWNLOAD: Coloque um valor limite de para baixar os arquivos. Ex. 30
UPLOAD: Coloque um valor limite de para o envio (upload) dos arquivos. Ex. 10
OBS: Lembrando que existe um razão entre o Download e Upload de 1:3, ou seja, a cada 1kB/s de upload você poderá colocar 3kB/s de download.
PORTA DO CLIENTE: PORTA DO CLIENTE: O eMule usa a porta 4662 como porta padrão. Mude-a somente se você estiver recebendo mensagem de ID BAIXO (LOW ID) ou se esta porta estiver fechada pelo Provedor, isto fará com que os dados não saiam ou entrem no seu router ou modem.
MÁX DE FONTES POR ARQUIVOS:
LIMITE RÍGIDO: Numero Máximo de fontes que serão atribuídos para cada arquivo: EX: 400
LIMITE FLEXÍVEL: É um limite alternativo, e é automaticamente calculado quando se atribui o limite rígido.
UDP-Limite do pedido: Este limite você indicará 10-20% de fontes máximas. Este limite ajuda a reduzir a carga de usuários e não deve ser colocado maior que 100.
MÁX. CONEXÕES: Numero Maximo de fontes no Geral (englobando todos os arquivos que estarão sendo baixados). EX: 5000
AUTOCONECTAR AO INICIAR: Marcando esta opção, quando você abrir o eMule, ele já irá tentar conectar-se à um servidor. (RECOMENDADO)
RECONECTAR SE DESCONECTAR: Nesta opção o eMule reconecta se a conexão com o servidor cair. (RECOMENDADO)
Na Guia Servidores:

clip_image015

Remover servidor inativo depois de __ tentativas: Marcando está opção, você atribui um numero de tentativas de conexão à um servidor que está inativo, e assim chegando à deste numero ele é apagado de sua lista de servidores.
Auto-Atualizar a lista de servidores ao iniciar: Clique no botão "Listar" ou no diretório que você instalou ou descompactou o eMule, você encontrará um arquivo chamado adresses.dat. Abra-o com um editor de ASCII (por exemplo com o bloco de notas) e insira uma URL válida para um server.met.
Alguns endereços de server.met são:
http://ocbmaurice.dyndns.org/pl/slist.pl/server.met?download/server-good.met
http://www.edonkey2000.com/server.met
http://www.filedealer.de/ocb/slist.pl/server.met?download/server-good.met
http://213.198.62.37/server/fqwrfrjatz/best/server.met
http://serverlist.no-ip.org/server.met
http://www.redgiant.de/down/edonkey/server.met
http://cf.direct-place.com/edonkey2000/files/server.met
http://vlom.yo.lv/donkey/server.met
http://netlab.e2k.ru/server.met
http://www.rotzi-online.de/serverliste/server.met
http://home.arcor.de/mrhussein_edonkey/max/server.met
http://www.refugees.dk/donkeyserver/Nice.met
http://lakenet.i-networx.de//server.met
http://www.winalot.de/eazySoft/Serverlists/server1.met
Atualizar lista de servidores ao conectar a um Servidor: Esta característica trabalha em cima da conexão de um outro cliente do eMule a seu cliente. Ambos os clientes fazem comparação seus usuários trabalhando e atualizarão sua lista.
Sempre filtrar IPs inválidos: Quando você receber informação que um usuário inválido IPs (0,0,0,0, 192.168.x.x ou similar) de um update estes IPs, eles serão apagados e suprimidos porque não poderá suportar usuários.
Usar Sistema da Prioridades: Clicando em cima de um servidor com o botão direito do mouse e selecionado prioridades, cada servidor pode-se atribuir uma prioridade de conexão automática.
Na Guia Diretórios:

clip_image016

Arquivos completos: Especifique o diretório onde serão movidos os downloads concluídos. Padrão Incoming;
Arquivos Temporários: Especifique o diretório onde são armazenados os downloads em andamento. Padrão Temp;
Diretórios compartilhados: Aqui você pode especificar outros diretórios para serem compartilhados além do diretório Arquivos Completos, basta marcá-los.
Configuração para acesso ao IRC (Chat com mesma função do programa Mirc):
Siga como inserido na janela abaixo e depois na tela principal do eMule, clicando em IRC é só clicar em conectar.

clip_image017

clip_image018Como adicionar servidores diretamente no eMule?
Clicando no botão servidores você vê ao lado direito do programa esta figura, onde você terá 2 opções:

clip_image019

NOVO SERVIDOR:
IP ou ENDEREÇO: Coloque neste parte o numero do IP e porta do servidor desejado (EX. IP:195.112.128.222, Porta: 6667) ou Endereço do servidor e porta (EX: Nome: brasildivx.no-ip.com, Porta: 6667). Não esqueça de acrescentar um nome para que apareça com o nome e não numero e porta na guia servidores. (ADANET ou BRASILDIVX).
Se em algum momento aparecer um mensagem no LOG informando SERVIDOR NÃO ADICIONADO!, o servidor já deve estar já na lista.
Atualizar Sever.met pela URL: Coloque aqui uma URL Tem o mesmo efeito do Atualizar ao iniciar (adresses.dat), como descrito acima.
Minha Info: Tem a função de informar sua situação a qualquer momento para saber: se está conectado, qual seu IP e porta que está sendo utilizado e se está conectado com ID ALTA ou ID BAIXA.

O que é e pra que serve esses servidores estáticos?
São servidores que podem ser adicionados ao arquivo staticservers.dat que ficam pra sempre no eMule e você pode adicionar e remover quando quiser.
O método mais fácil seria quando você colocar um servidor e ver que ele é um servidor bom, você clica em cima dele com o botão direito do mouse e selecione ?Adicionar à lista de Servidores Estáticos?. O mesmo caminho seria para você remover, mas selecionado a opção remover da lista de Servidores Estáticos?.
Outra forma mais complicada mas que também funciona, você vai até a pasta onde você instalou ou descompactou o eMule e abre com o Bloco de Notas o arquivo staticservers.dat
Assim você poderá adicionar manualmente os servidores estáticos usando a seguinte regra:
120.120.120.120:4661,Exemplo 2 IP

servidor.no-ip.com:4662, Exemplo 2 ENDEREÇO

A separação poderá ser pelos símbolos: "#" ,"/" e "," (sem aspas) e sempre seguindo a ordem:
IP ou Endereço,porta,NOME DO SERVIDOR
OK, eu coloquei os servidores na Lista de Servidores. E agora como eu conecto?
Simples. Basta clicar lá em cima barra de botões principal do eMule no botão com desenho de um raio
clip_image021, que o eMule vai tentar conectar no(s) servidor(es) que você adicionou no passo acima. Lembrando que só é possível estar conectado em um único servidor.
OBS: É importante ter paciência neste passo, a conexão pode não ser instantânea.
Oba, Conectei !!!! Mas como eu inicio meus downloads?
Agora é a parte mais fácil e que você dever ter mais paciência de todos.
Você pode escolher um site que contenham lançamentos com links ed2k (Ex:
www.sharereactor.com, www.pootz.org, entre outros) e clicar no link do arquivo que deseja baixar. Ele será aberto no eMule e aparecerá na barra de botões principal do eMule no botão "Down/ Upload".
Clique com o botão direito do mouse e você verá a tela abaixo:

clip_image022

Agora é só selecionar "Continuar" e o eMule vai procurar as fontes do arquivo no servidor que você estiver e vai deixar na fila até iniciar a Transferência no "Status".

Esta parte se refere ao numero de fontes, que são respectivamente:
"Fontes que tem partes para baixar"/ "Total de Fontes encontradas" ("Fontes Baixando")
O que significam os ícones do eMule?
Baseado na versão Oficial do eMule:
clip_image023Transferindo ou recebendo uma parte do arquivo deste usuário.
clip_image024Na fila ou buscando este usuário.
clip_image025Conectando à este usuário.
clip_image026Nenhuma parte necessária, Perguntou por outro Arquivo ou incapaz de conectar por causa de um ID BAIXO.
clip_image027Status desconhecido.
clip_image028Nova Mensagem.
clip_image029EDonkey normal, mldonkey ou outro cliente diferenciado do eMule.
clip_image030Cliente que pode compreender o protocolo estendido do eMule.
clip_image031Cliente normal com um valor elevado de Crédito (possui uma prioridade mais elevada na rede).
clip_image032Cliente que pode compreender o protocolo do eMule e tem um valor elevado do crédito.
clip_image033Cliente mlDonkey
clip_image034Cliente mlDonkey com um valor elevado do crédito
clip_image035Cliente eDonkey2000-Overnet-Hybrid
clip_image036Cliente eDonkey2000-Overnet-Hybrid com um valor elevado do crédito
clip_image037Conectado com um ID ALTA.
clip_image038Conectado com um ID BAIXA.
clip_image039Não conectado.
clip_image040Ícone de bandeja do eMule quando está conectado a um servidor.
clip_image041Ícone de bandeja do eMule quando não está conectado a um servidor.
clip_image042Um comentário ou uma avaliação positiva foram incorporados para este arquivo
clip_image043Arquivo qualificado como Falso (Fake), Corrompido ou Invalido