Descobrindo os Easter Eggs escondidos nos programas

Quando éramos criança, a Pásco era uma das datas emais esperadas do ano,. Era quando ficávamos loucos à espera de bombons e ovos de chocolates, envolvidos em uma atmosfera de magia e encanto — sem contar a “malhação” de Judas, ocorrida no sábado de Aleluia.
Os ovos de Páscoa sempre trouxeram algumas surpresas, sejam com bombons deliciosos ou, agora com a modernização dos ovos, com vários brinquedos de montagem e até relógios que espirram água, divertindo a garotada. Mas será que você sabe que os programas que você baixa e utiliza em seu computador trazem alguns “ovos de Páscoa” escondidos?
Estes são os chamados Easter Eggs, um termo criado designar as brincadeiras que os programadores de softwares deixam propositalmente durante a criação de seus aplicativos. Estas brincadeiras, normalmente, são expressas na forma de imagens, mensagens, sons, animações entre outros. Entretanto, para conseguir visualizar estes Easter Eggs, é necessária a digitação de alguns códigos.
Hoje, você vai descobrir alguns desses comandos para acessar as brincadeiras deixadas pelos programadores em vários aplicativos e jogos muito conhecidos.
AVG — Abra a janela de seu AVG, clique em “Help” e selecione a opção “Program Info”. Irá aparecer a janela de informações do sistema do AVG. Clique no bloco “Contact” e pressione as teclas CTRL+ALT ao mesmo tempo e de um duplo clique na logo do programa. Assim, você poderá visualizar uma aba nova chamada “Cridets”, conseguindo visualizar a lista de desenvolvedores do antivírus.
Google Earth — Visualize a imagem do Mickey Mouse: na Barra de Busca, digite os valores “28 23 46 N 81 34 42.11 W” — sem as aspas especificadas no exemplo. O resultado permite a visualização de um lago com o formato da cabeça do Mickey.
Easter Egg do Google Earth.
Mozilla Firefox — Visualize um Firefox dentro de um Firefox. Parece estranho, mas é possível. Você deve digitar o endereço “chrome://browser/content/browser.xul” — sem as aspas. Ao carregar a página, já é possível visualizar o navegador dentro do Firefox.
Duas Barra de Navegação no Firefox.
Existem vários Easter Eggs escondidos no Firefox, outro deles é criação de uma pia de cozinha. Para conseguir visualizar essa animação, é necessário instalar o complemento MR Tech Local Install. Clique aqui para baixar. Depois de instalar o plugin você pode continuar. Digite na Barra de Endereço a expressão “about:kitchensink”. Uma pia vai aparecer, sendo possível brincar com a torneira, abrindo e fechando ela.
Brinque com a torneira da pia.
OpenOffice — Que tal abrir um joguinho simples de tiro ao alvo por meio do OpenOffice? É muito fácil descobrir isso. Primeiro, abra uma planilha de cálculo (Calc) do OpenOffice. Em qualquer uma das células, digite a fórmula =game() e pressione Enter. A mensagem “Say What?” vai aparecer nessa célula. Agora, digite a fórmula =GAME (“StarWars”). Uma janela vai se abrir e você já pode jogar. Em outro momento que digitar a fórmula aparecerá a mensagem “Oh no, not again!”, que significa “Ah não, de novo não!”.
Joguinho no OpenOffice.

Paint — O Paint apresenta mais Easter Eggs para as ferramentas de desenho. Você pode selecionar uma região da imagem e pressionar a tecla CTRL para copiar e movimentar essa região. Se preferir, pode arrastar essa região selecionada misturando toda a imagem. Para isso, pressione a tecla SHIFT.
Easter Egg do Paint.
PowerPoint — Veja a Macarena em seu PowerPoint. Com o aplicativo aberto, clique em “Ajuda” e escolha a opção “Sobre”. Pressione as teclas CTRL+SHIFT+ALT. Depois, clique 3 vezes na linha horizontal, abaixo das informações de licença e se divirta.
Skype — O mensageiro instantâneo oferece emoticons padrões, certo? Errado! No Skype podem-se encontrar alguns emoticons escondidos. Simplesmente digite o comando e verifique o resultado.
Novos emoticons no Skype.
Yahoo! Messenger — O comunicador instantâneo da Yahoo! também apresenta alguns emoticons escondidos.
E mais emoticons no Yahho! Messenger.
A maioria dos programas apresenta algumas surpresinhas, como as dos ovos de Páscoas.
O Windows XP contem vários dos conhecidos Easter Eggs, em diversos dos seus Jogos e Programas. Easter Eggs são brincadeiras oculta incluídas pelos programadores durante a sua criação.
Freecell:
Pressione “Ctrl+Shift+F10″ durante o jogo. Irá surgi uma caixa de diálogo com três opções Abort, Retry e Ignore. Clique em Abort em seguida clique em qualquer das cartas para ganhar.

Paciência:
Pressione “Alt+Shift+2″ durante o jogo, para ganhar.

Campo minado:
Trave o tempo no Campo minado pressione a tecla (Windows+D).

Pinball
Quando abrir o jogo digite sem aspas: “bmax” para esferas ilimitadas, e “hidden test” com espaço esse código faz com que aonde a seta do mouse for a bolinha também vai.
Depois que você digita “hidden test” tem outro macete aperte a letra “R” para ser promovido, e a letra “H” que faz aparecer a tela de recorde ai e só você digitar seu nome com 1,000,000,000 de pontos.

Microsoft Word (A ligeira raposa marrom ataca o cão preguiços)
Digite no Word: “=rand(200,99)” sem aspa em seguida pressione enter no final do texto.

Notepad: (Bush escondendo os fatos?)
Digite no Notepad: “Bush hid the facts”, sem aspas, salve o arquivo contendo a frase com qualquer nome da sua escolha, agora reabra o arquivo, você verá que a frase sumiu.

Pasta no Windows:
Tente criar uma pasta no Xp com o nome: “aux” ou “con”, sem aspas, conseguiu? Nem pelos Prompt eu conseguir.

o easter egg do firefox 2 : é só abrir uma nova aba e digitar about:mozilla. Veja a frase enigmática que aparece!
Outros são muito bem bolados, como este do Telnet (que não é bem um easter egg na verdade, mas é curioso):
Abra o prompt de comando e digite:
telnet towel.blinkenlights.nl.

Se você usa um firewall pode ser necessário aceitar conexões da internet, mas não se preocupe, aceite e divirta-se.
Yahoo!
Entre na página Yahoo.com e clique no sinal de exclamação “!” no logotipo. Deixe o som do computador ligado. A dica não funciona para a página do Yahoo! Em português, apenas para a norte-americana.

Google

O sentido da vida
Uma pequena homenagem ao fantástico “Guia dos Mochileiros das Galáxias”, de Douglas Adams (recomendo a leitura, não o filme).
Entre no Google e pesquise por “the answer to life, the universe and everything” (a resposta para a vida, o universo e tudo mais). Se não entender a piada, leia esse artigo
Google reader
Entre no Google Reader e pressione o seguinte conjunto de teclas:
↑ | ↑ | ↓ | ↓ | ← | → | ← | → | b | a
Para remover o que aparece, é só repetir o processo.
Versoes antigas do Google Earth funcionam, segure CTRL + ALT + A por um tempo que o Google Earth vira um Jogo de Simulador de Vôo.
Abra o Mozilla Firefox, digite na barra de endereço:”about:mozilla”, vai aparecer um versiculo do “Livro do mozilla” com um verso meio que satanico.
Abra o Google, Digite: O Maior Mentiroso do Mundo. aperte o Botao Pesquisar, E diga Oi a Luiz Inacio Lula da Silva
Abra o Google, Digite: Google Mirror. aperte o Botao Estou com Sorte, e tudo o que você pesquisar virá ao contrario (ex.: Se pesquisar pobreza aparece riqueza)
Abra o Word (Do office viu) digite =rand(100,100) e em seguida aperte Enter, vai aparecer várias linhas de texto
Abra o Word (ainda eh o do Office) digite: Q33 NY (O Nome do avião que bateu em uma das torres gemeas do atentado de 11 de setembro) aumente a fonte para 72, escolha a fonte Wingdings… Estranho Nao?

Caso da Música “Windows Media Music”
Abra o Windows Explorer, cole isso “C:\Windows\system32\oobe\images\title.wma” ( preciso dizer de novo que é sem aspas?) no navegador e aperte enter, veja que música estranha, de onde é isso?

De nada por usar o WLM Plus !!!
Entre no WLM com o Plus e digite “/patchou” (será que alguém vai colocar com aspas?) e aperte enter. Um cara te agradecerá por usar! Hehe “Thank you for you support =) Patchou” esse clicar duas vezes no nariz dele fica todo felizinho…

Adobe Photoshop - Eles devem estar malucos
1. Segure a tecla ALT durante os passos seguintes (Na versão 5.2 deve ver ALT+CTRL)
2. Vá no menu Help / About...
3. Veja o "Big Eletric Cat", mas não para por ai
4. Segure a tecla ALT, os nomes nos créditos deslocam rapidamente
5. Continue segurando o ALT, clique no olho maior do gato (Na versão 5.2 pode ser em qualquer lugar da figura)
6. Agora segure a tecla CTRL e solte a tecla ALT
7. 60 mensagens de coisas sem o menor sentido tomam o lugar dos créditos


Altavista - Monty Python
1. Vá ao Altavista (altavista.com)
2. Digite na caixa de busca: "What is the air-speed velocity of an unladen swallow?" sem as aspas e clique em Search
3. No topo da pagina de resultados, aparece a pergunta "What is the air-speed velocity of an unladen swallow" e o botão Answer. Clique nele
4. Então aparece: "Altavista knows the answer of this questions: What do you mean? An African or European swallow?" e o botão Answer. Clique nele.
5. Aparece o script do filme Monty Pyton.
Corel Photo-Paint
1. Segure as teclas ALT+CTRL
2. Vá no menu Ajuda / Sobre o COREL PHOTO-PAINT (em inglês Help / About COREL PHOTO-PAINT)
3. Solte as teclas ALT+CTRL
4. Clique em um dos dois ícones na janela
5. Veja os créditos e o efeito de composição da imagem no fundo
Dial-Up (discagem para Internet do Windows) - Acelera!
1. Abra uma conexão dial-up e faça a discagem
2. Durante a tela de discagem, enquanto estiver sendo mostrado o ícone animado de conexão, segure ENTER
3. Veja a conexão indo mais rápido. (se não fosse só o ícone...)
Eudora - Apelidos e comentários
1. Abra o Eudora
2. Vá no menu Help / About Eudora...
3. Clique em Credits
4. Espere os textos aparecerem, quando começar, segure CTRL
5. Solte e segure o CTRL, os comentários e apelidos são trocados pelos nomes reais e vice versa
Image Composer - Jogos com Celebridades
1. Abra o programa Image Composer
2. Clique em Help (Ajuda) e About (Sobre) no menu superior
3. Aparecerá uma janela pop-up. Clique, então, com o mouse na linha superior onde a indicação do mouse muda para um símbolo de texto.
4. Digite “soup is good food” sem as aspas e então um jogo parecido com o Space Invaders com as caras de celebridades aparecerá na tela.
Microsoft Chat 2.5 - História em Quadrinhos 1. Não é preciso estar conectado, digite na linha do chat: "WhoIsTheGenius?" sem as aspas.
2. Segure Ctrl+Shift
3. Ainda com o Ctrl+Shift, vá até Favoritos/Abrir Favoritos
4. Agora eu quero ver você dançar!
Microsoft Windows 95 sem Internet Explorer - Sumir com o Iniciar
1. Tecle Ctrl+Esc
2. Tecle Esc
3. Tecle Alt+Espaço
4. Clique em Fechar
5. Seu menu iniciar já era!
6. Digite Ctrl+Alt+Del, selecione Explorer e clique em Finalizar Tarefa.
7. Cancele o desligamento e espere um pouco, depois confirme o fechamento da tarefa.
8. O botão iniciar volta.
mIRC
- Carinha feliz:
1. Abra o mIRC
2. Segure SHIFT e clique no botão "About" da barra de ferramentas
3. A bolinha amarela vira uma carinha
- Barra de título falante: 1. Abra o mIRC
2. Vá clicando com o botão direito nos botões da barra de ferramentas
3. Em versões antigas só funciona com o botão about
- Squeak!: 1. Abra o mIRC
2. Vá em Help/About
3. Clique no nariz do Mardam
4. Squeak!

- Pingo pulador: 1. Abra o mIRC
2. Vá em Help/About
3. Clique com o botão direito sobre uma área vazia da janela
4. Veja o pingo pulador!
- Bicho de pelúcia:
1. Abra o mIRC
2. Vá em Help/About
3. Digite "arnie" (sem as aspas)

Norton Antivirus 5 - A equipe do NAV
1. Vá em Ajuda/Sobre
2. Ative o Caps Lock
3. Segure Ctrl Alt Shift e mais ainda as letras N A V tudo ao mesmo tempo! (cuidado para não enrolar os dedos!)
4. Na foto dos desenvolvedores na versão 4, se você passar o ponteiro sobre uma pessoa, seu nome aparece no título.

Norton System Works 2000 - Imagens da equipe de trabalho
1. Coloque o CD do Norton System Works 2000 no drive. Você deve minimizar ou tirar a tela que irá aparecer
2. Abra o Norton System Works Integrator > Help > About
3. Clique na opção Norton Utility apenas uma vez
4. Pressione as teclas NU juntas. Aparecerá uma tela flash. Passe o ponteiro do seu mouse na tela preta. Espere aparecer imagens em flash. Pegue uma imagem com um clique do mouse e leve-a ao álbum de foto.
5. Há dois albuns - um apresentando a equipe no trabalho e o outro mostra a equipe se divertindo
Paint - Crie formas novas de pincel
1. Faça um pequeno desenho
2. Faça uma seleção em torno dele
3. Segure Shift e arraste a seleção
4. Veja o efeito que isso produz
PHP 4.x - Imagem do autor
1. Abra uma página PHP gerada no seu servidor (ou qualquer outro servidor com o PHP 4.x instalado) no seu cliente web
2. Adicione o string "?=PHPE9568F36-D428-11d2-A769-00AA001ACF42" (sem as aspas) no URL
3. A seguir você verá a imagem aparecendo na tela
Quick Time - De trás para frente
1. Abra uma animação no Movie Player do Quick Time
2. Segure Shift (e fique segurando até o fim)
3. Dê um duplo clique na animação
4. Vai tudo de trás para frente!
SkiFree
- Mais rápido:

1. Enquanto estiver esquiando, segure F para correr mais, dá até para escapar do abominável monstro da neve!

- Árvore seca em chamas: 1. Se você achar uma rampa e logo embaixo uma árovore seca, tente pular exatamente em cima dela, quando você passa, a árvore pega fogo!
Star Office - StarWars
1. Abra uma planilha no programa Star Office
2. Tecle o seguinte texto numa célula vazia:

=GAME("StarWars")
3. Você poderá ver o jogo Star Wars

The Journeyman Project II - Buried in Time - Agente 3 andando na lua
1. Vá até o Studio de Leonardo Davinci
2. Na sala em que está, destranque a porta que leva para a varanda
3. Quando for abrir ela, segure Ctrl e mantenha o Ctrl pressioando
4. Olhe a Agente 3 andando como na lua!

The Journeyman Project III - Legacy of Time - Lata de Weak Sauce
1. Vá para Shangri-La, no tempo onde na entrada tem uma estátua de buda e os 8 cilindros musicais
2. Vá até os cilindros, segure E e clique no último cilindro de cima na esquerda
3. Alguém que não foi muito reconhecido...

Visual Basic 5 e 6 - Tela de Créditos
1. Abra o Visual Basic
2. Vá em View/Toolbars/Customize/Commands
3. Selecione Help na lista da esquerda e "About Visual Basic..." na da direita
4. Arraste o item "About Visual Basic..." sobre o menu Help e espere ele abrir
5. Solte o item logo abaixo do "About Visual Basic..." que já está lá
6. Agora clique com o botão direito no "About Visual Basic..." que você acabou de adicionar
7. Altere o nome do menu para "Show VB Credits" sem as aspas
8. Clique em Close para fechar a janela, agora vá até Help/Show VB Credits
9. Os créditos do Visual Basic aparecem
Winamp
- Mensagem da Lhama

1. Abra o Winamp e deixe-o com o skin padrão
2. Digite lentamente NUL
3. Tecle ESC para fechar a tela de abrir MP3
4. Digite outro L
5. Tecle ESC novamente
6. Digite lentamente SOFT
7. Olhe a barra de título

- Figura estranha 1. Primeiro faça aparecer a mensagem da Lhama, como descrito no egg anterior
2. Clique no ícone de raio (depois dos botões Shuffle e Repeat)
3. Selecione a Tab Credits
4. Fique olhando a figura esquisita que aparece no fundo, o que será aquilo?